terça-feira, setembro 06, 2011

Afinal que interesses estão por detrás do Passe Social+ ???

 



Falta um item no impresso para pedir o passe social + que é o seguinte: 
  • Para que efeitos quer o cidadão carenciado o passe? (Para efeitos pessoais ou laborais?)

A palavra interesse é comum entre empregadores e empregados:
  •  O empregador tem interesse nos préstimos do empregado;
  • O empregado tem interesse em dispor algumas horas de sua vida a favor do empregador para ganhar dinheiro. 
  • Ambos tem interesse em ganhar dinheiro, só que um deles tem lucros e o outro não.  

Sr. ministro da economia e do emprego deixe-me que lhe pergunte:
- Será que nos EUA são os empregados que têm de arcar com as despesas de deslocação entre casa e o trabalho e vice-versa? (já agora se calhar é melhor emprestarem as mulheres ao patrão, ou então os filhos, o que acha?)

Mais uma vez todos ganham menos os trabalhadores! Digamos que é o mesmo de sempre! Nada de novo neste País que cada vez mais se enterra!


Meus amigos digamos que afinal o estado não está cortando na despesa pois, nesta situação em particular, na maior parte dos casos estão dando apoio indirectamente (ou será de certa forma directamente... pelo menos é claramente e à luz do dia!) às empresas a partir do momento em que entram com dinheiro para pagar deslocações que actualmente estão espelhadas no Código do Trabalho (já escrevi acerca disso em comentário anterior) como sendo da obrigação da entidade laboral.


Por alguma razão há empresas que optaram por ter autocarros ou carrinhas para transportarem os trabalhadores tais como: TAP; ministério da agricultura e pescas do Algarve; Hotel quinta do Lago; etc.

Enfim quando o próprio estado dá o mau exemplo (por exemplo há professores que trabalham para escolas públicas que estão deslocados de sua residência que fazem kms. e não lhes pagam as despesas de transporte) não se pode esperar grande coisa, pois não?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bem vindo quem venha por bem e saudações especiais aos críticos construtivos.