sábado, fevereiro 20, 2010

Sim ao MAGLEV (Magnetic levitation transport)

In:
http://megaprojectos.wordpress.com/2009/01/15/existem-pelo-menos-10-projectos-em-alternativa-ao-tgv/

Na link acima vi o abaixo transcrito e comentei:

"Existem pelo menos 10 projectos em alternativa ao TGV
By amarquet

10 mega projectos, em alternativa ao TGV e que talvez valham mesmo a pena:

1. Rege inteligente de abastecimento para carros electricos.
2. Carro Electrico.
3. Computador.
4. Chip (CPU).
5. Central termo-electrica nuclear.
6. Sillicon Valley – cluster IT.
7. Emissões de CO2 a zero, até 2020.
8. Modernização das forças armadas.
9. Empresa de telemóveis.
10. Marca de roupa desportiva com alcance internacional."


---------------------

O Meu comentário:

"Discordo completamente do ponto 5 há outras formas de energia naturais a aproveitar...

No que se refere ao ponto 8 concordo só se estas trabalharem cientificamente e tecnologicamente com o fim de para além de protegerem a Nação devem fazer com que a progressão e avanço sejam plenos (desenvolvimento da Engenharia na área da criação de aviões entre outros transportes independentes do petróleo; de edificios à prova de danos materiais e protecção da população em caso de calamidade natural ou humana e já agora experiências espaciais).

Quanto ao ponto 10 para além do vestuário (não só desportivo); o calçado; as bebidas (sumol, medronho, etc);os pratos regionais e doçaria; as laranjas Algarvias; as batatas Nortenhas; os figos; a alfarroba; o azeite; etc.

Eu acho que Portugal devia de desistir do TGV (que está a ficar ultrapassado) e ser pioneiro na Europa do MAGLEV (Magnetic levitation transport).

http://www.maglev.in/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Maglev

A Alemanha também está a desenvolver o Transrapid, um comboio de levitação magnética.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Comboio_de_alta_velocidade#Pa.C3.ADses_servidos_com_redes_de_comboios_de_alta-velocidade

Decerto deve ser muito mais caro do que o TGV e como até somos um País pequeno só temos de fazer uma linha de Lisboa a Portalegre, o resto é com o País irmão (até Madrid).

http://www.ciari.org/opiniao/alta_velocidade_ferroviaria.htm

"... o Japão está sempre um passo mais à frente e avança já com projectos mais ambiciosos. Esses projectos passam por uma área muito específica do transporte ferroviário: os comboios de levitação magnética, ou em inglês, Magnetic Levitation. Este sistema muito particular e de especial complexidade técnica, assim designado de MAGLEV consiste, em linhas muito gerais, num veiculo que circula numa estrutura elevada e apenas com um carril central, deslizando sob o efeito de repulsa de cargas electromagnéticas. Por esse motivo o veículo pode circular a alguns milímetros de distância da estrutura que lhe serve de guiamento, reduzindo o atrito e podendo assim alcançar velocidades verdadeiramente impressionantes."


=======================================================================

1 comentário:

Bem vindo quem venha por bem e saudações especiais aos críticos construtivos.