No site da "Agência Financeira" há um artigo de 2012-05-02 que refere o seguinte:
«S. Social: contas examinadas à lupa pelo Governo e troika
Até que ponto vai a a tal lupa?
Será que a lupa chega ao ponto de fazer recuperações de dados informáticos?
Com que empresa terá a Segurança Social Portuguesa formalizado contrato de manutenção ou de assistência informática?
Será que a Troika costuma trazer técnicos informáticos especialistas credenciados que façam o apanhado dos erros e falhas informáticas que têm surgido ao longo das últimas décadas na Segurança Social , por forma a, recuperarem os dados "perdidos" e compararem com a informação actual que a Segurança Social lhes está disponibilizando?
É possível recuperar dados perdidos:
« ...Motivos para ter um contrato de manutenção
... O sistema de informação de uma empresa (ou entidade) é vital para a continuidade da mesma.
... A maioria das empresas possui sistemas de informação evoluídos...
No entanto continuam a existir falhas graves pois a maioria dos sistemas não tem qualquer acompanhamento.
Exemplos dos casos mais habituais de falhas em sistemas de informação:
- O servidor deixou de fazer backups e ninguém reparou.
- Quando um dia precisa de recuperar uma base de dados que se danificou verificou que o sistema de backups afinal não funcionava ou que a unidade de backup estava danificada, pois nunca tinha sido testada a recuperação de dados.
- O servidor tinha tido um erro num dos discos e ninguém deu por isso até o outro disco parar e o servidor deixar de funcionar.
- O servidor estava com problemas de ventilação parou por aquecimento e nunca ninguém tinha que o servidor aquecia demais.
- Houve uma falha de corrente e o servidor foi abaixo apesar de terem uma UPS, pois a mesma não estava configurada para fazer o shutdown automático ao servidor.
- O servidor deixou de funcionar pois a senhora da limpeza estava a aspirar a sala do servidor e provocou um curto-circuito.
- A rede empresarial foi atingida por vírus ou malware e não foi detectado pois o sistema de segurança estava mal configurado ou não era actualizado.
- Utilizadores da rede fazem acessos a sites não autorizados colocando em risco a segurança da empresa.
- A sua ligação à internet é muito lenta, mas 60% da largura de banda é consumida na visualização do youtube por funcionários.
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Se a Troika quer ajudar Portugal e anda de boa fé (se é gente honesta) pergunto:
- Por acaso, aquando de todas as investigações que têm vindo a fazer às contas de vários organismos estatais (entidades públicas), trará a Troika alguma equipa especializada em recuperação de dados informáticos?
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